FONTE - SITE CIRCO LUNAR
O primeiro circo, com o formato que hoje conhecemos, foi organizado em 1770 pelo oficial de cavalaria inglês Philipp Astley e tinha o nome de seu criador.
Acrobatas, palhaços, ursos amestrados e contorcionistas existiam bem antes de Astley, mas não estavam agrupados como uma companhia.
Especialista em comunicação de massa, Astley começou a fazer publicidade de seus shows e logo ocuparia um anfiteatro na capital com um grande espetáculo de arte eqüestre. Mais tarde, outros animais treinados vieram se juntar aos cavalos.
Charles Hughes, concorrente de Philip Astley , tornou-se famoso não só pelo seu English Royal Circus, mas também como treinador de mágicos de primeira qualidade. Seu discípulo, John Bill Ricketts, trouxe o formato destas performances para as colônias da América do Norte com um programa abrilhantado por danças e acrobacias. O anfiteatro Ricketts foi destruído num incêndio e ele e seu navio desapareceram numa tempestade na volta à Inglaterra.
Em 1852, foi construído na França o "Cirque d’Hiver" (circo de inverno), também chamado Cirque Napoleon, que podia receber 4 mil pessoas. Hoje, por questão de segurança, a capacidade está restrita a 2 mil espectadores. Seu proprietário, Louis Dejean, também possuía o Cirqe d’Été (circo de verão), ou Circo da Imperatriz.
O mundo mudou e com ele mudou o circo, cada vez mais criativo e inovador.
Com uma visão independente e capitalista o circo tornou-se business, sem apagar a chama da diversão e do sonho no mundo do entretenimento e no coração das platéias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário